(Retirado do site : http://www.aliancapelainfancia.org.br/biblioteca/textos/detalhe.asp?nt=40992 e escrito por Adriana Friedmann)
31 de maio de 2008
A origem do Dia Internacional do Brincar = A idéia de comemorar este dia vem da Europa onde se estipulou o último final de semana do mês de maio para tal. Nós, que apoiamos, incentivamos e divulgamos a importância do brincar, acreditamos que brincar tem que acontecer todos os dias da vida das nossas crianças e das nossas. Porém, o espírito deste dia apóia-se sobre os seguintes princípios:
· A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos.
· O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas diferentes.
· O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, debates...).
· Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.
· Reconhecer o brincar como: atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; criador de vínculos sociais e de comunicação; ocupação de lazer e fonte de prazer.
· A gratuidade – a participação nesta comemoração deve ser gratuita para todos.
· O brincar para todos – este dia deve permitir juntar pessoas de idades e culturas diferentes.
· O brincar sob todas as formas – este dia irá promover o brincar sob todas suas formas: brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, tradicionais, jogos de vídeo e incentivará qualquer outra iniciativa relativa ao brincar (exposições, palestras, debates...).
· Brincar em toda parte – por ocasião deste dia é importante favorecer a prática do brincar em espaços públicos e privados, instituições, escolas, na rua e na família.
· Reconhecer o brincar como: atividade essencial para a expressão e o desenvolvimento da criança; instrumento de aprendizagem, de transmissão dos saberes e de educação para todos; expressão cultural promovendo encontros interculturais e intergeracionais; criador de vínculos sociais e de comunicação; ocupação de lazer e fonte de prazer.
No último final de semana de maio comemora-se, em vários países do mundo, o DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR com o intuito de revalorizar a importância do brincar na vida das crianças, jovens e adultos. Nós, da OMEP queremos que neste dia em especial, você possa parar e refletir sobre este BRINCAR, é uma oportunidade para honrarmos o brincar. E o que isto exatamente significa? Antes de tudo, significa honrar a criança dentro e fora de nós; e identificarmos qual é o lugar que este brincar ocupou na nossa infância e qual o lugar que ocupa hoje nas nossas vidas. E ainda, qual o lugar que cada um de nós almeja que o brincar ocupe no futuro. E olhar para quem brinca hoje. E quais as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças. Onde elas acontecem. Vamos também indagar o que é brincar e o quanto este brincar quer nos dizer, o que ele nos comunica. Mas será que conseguimos ouvir e entender?
Bom, para terminar... desejamos que este dia possa ser comemorado em todos os 365 dias do ano junto às nossas crianças e a quem mais quiser se juntar a elas.
2 comentários:
Parabéns por esta iniciativa, conte conosco (CEAMEM- Centro de Apoio a Meninos e Meninas) para realizar e divulgar ações voltadas a questão do Brincar.
Rose Diaz!
Postar um comentário